quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Desaguadero a Tacna

Saimos de Puno cedo e pegamos a estrada que vai para Desaguadero, fronteira com a Bolivia (terra de ninguem). No meu plano original, iria pela Bolivia, mudei rapidamente de ideia, quando nos informaram que iriamos pegar um trecho de 260 km de estrada nao asfaltada, e que na Bolivia estava chovendo muito. Preferi a seguranca das estradas Peruanas e chilenas, mesmo tendo que atravessar a cordilheira 3 vezes!!!!!
Nao me arrependi a estrada que liga Desaguadero a Tacna, e maravilhosa, de novo o altiplano nao me canso nunca. Detalhe do dia, esta foi a estrada mais alta que pegamos na viagem toda, 5000 mts de altitude, com uma media de 4600, so para se ter uma ideia o acampamento base do Everest fica a 5.500 mts. A Solange ficou verde de novo (Soroche), eu so senti falta de ar, a Leila nasceu para as altitudes nao sente nada. Outro detalhe legal, a mudanca da vegetacao Andina, para a altiplano (Puna), e depois o deserto. Uma loucura!!!!!

2 comentários:

  1. humberto paulo navarro19 de fevereiro de 2010 às 12:27

    Caro Amigo,
    Irei fazer este trajeto, ao inverso, de Tacna a Puno.
    Gostei das suas informações. Entre Desaguadero e Tacna
    existe posto de gasolina?

    ResponderExcluir
  2. Meu email é hpn@uol.com.br

    Muito obrigado
    Humberto

    ResponderExcluir